NOSSOS AUTORES
Maria Beltrão
O amor não se isola
Maria Beltrão é jornalista desde 1996, ano em que a GloboNews entrou no ar. Fez parte da primeira equipe do canal de notícias, no qual está até hoje. Apresentou o telejornal "Em cima da hora" e os programas "Almanaque" e "Entre Aspas". A partir de 2008, passou a comandar o "Estúdio I". Na Rede GLobo, apresentou os telejornais "Bom dia Brasil" e "RJ TV"e, desde 2006, está à frente da cerimônia do Oscar.
João Barone
1, 2, 3, 4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso
João Barone cursou biologia até 1983, quando iniciou sua trajetória como baterista nos Paralamas do Sucesso, banda que construiu uma longeva reputação de sucesso comercial e reconhecimento artístico na cena nacional. Depois de escrever três livros sobre o Brasil e a Segunda Guerra Mundial, agora relata sua experiência com a música. Carioca, pai de três filhos, mergulhou em suas memórias para revelar em detalhes sua jornada de mais 40 anos de estrada.
Octavio Guedes
Essa República vale uma nota
Octavio Guedes é comentarista de política da Globonews, onde tenta entender e explicar a República brasileira. Trabalhou boa parte de sua vida em redações de jornais, entre eles “O Globo”, “Jornal do Brasil” e “Extra”. Comandou ainda um programa diário na Rádio CBN sobre o Rio de Janeiro. Ganhou três vezes o Prêmio Esso e o internacional Awards of Excellence, da Society for News Design.
Andréa Pachá
Nós... Mulheres do século passado
Andréa Pachá é desembargadora, escritora e foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a mulher no país. É mestra em Saúde Pública e Direitos Humanos pela Fiocruz, integra a Academia Petropolitana de Letras e a Academia Líbano Brasileira de Letras, Artes e Ciências. É autora de “A vida não é justa”, “Segredo de Justiça” e “Velhos são os outros” (indicado ao prêmio Jabuti), e coautora de “Sobre feminismos”, com Vilma Piedade.
Daniel Sousa
Essa República vale uma nota
Daniel Sousa tem mestrado em Economia pela Uerj, especialização em Inovação em Business Learning pelo Boston College e curso em Economia pela UFRJ. É comentarista do “Estúdio I”, da Globonews, onde tenta entender e explicar o vai e vem da economia da nossa República. É um apaixonado por História e leciona na pós-graduação do Ibmec em disciplinas de Teoria Econômica.
Cristina Serra
Nós, sobreviventes do ódio
Cristina Serra trabalhou em algumas das redações mais importantes do país, como “Jornal do Brasil”, “Veja” e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York, comentarista do “Programa do Jô” e colunista da “Folha de S.Paulo”. “Nós, sobreviventes do ódio” é o seu quarto livro.
Fábio Gusmão
Pedofilia na Igreja
Fábio Gusmão é jornalista desde 1995. Cobriu segurança pública no jornal “Extra” durante dez anos e conquistou prêmios importantes como o Esso de Reportagem, Embratel de Reportagem e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Foi finalista do prêmio internacional de jornalismo do Instituto Prensa y Sociedad. É autor do livro “Dona Vitória Joana da Paz” (Editora Planeta, 2024), que inspirou o filme “Vitória”.
Paolla Serra
Caso Henry
Carioca, Paolla Serra é formada em jornalismo e em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio. Desde 2011 atua como repórter e editora da revista “Época” e dos jornais “O Globo” e “Extra”. Especializou-se em Segurança Pública e em Justiça Criminal e participou da cobertura de casos de repercussão nacional. Conquistou prêmios relevantes, entre eles o de Direitos Humanos da OAB/RS e ARFOC/RS e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Ricardo Lessa
Como girei a roda
O primeiro golpe do Brasil
Ricardo Lessa nasceu em 1956 e passou por alguns dos principais veículos de imprensa do país, como Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Valor Econômico. Trabalhou também nas TVs Globo, Manchete e GloboNews. Entre 2018 e 2019, foi âncora do prestigiado programa de entrevistas “Roda Viva”, da TV Cultura. Pela Máquina de Livros, publicou “Como girei a roda” (2022) e “O primeiro golpe do Brasil” (2024)
Giampaolo Morgado Braga
Pedofilia na Igreja
Giampaolo Morgado Braga é jornalista desde 2002. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha desde 2003 nos jornais “O Globo” e “Extra”, nos quais atuou como repórter, chefe de reportagem e editor-assistente da editoria Polícia. Atualmente, é editor-assistente de produção da editoria Rio dos dois veículos.
Patricia Hargreaves
O médico que virou monstro
Patricia Hargreaves é jornalista, nasceu no Rio de Janeiro e vive em São Paulo desde 2006. Trabalhou na coluna de Ricardo Boechat no jornal “O Globo” e nas editoras Caras e Abril, onde foi chefe de sucursal, correspondente em Nova York e editora. Faz consultoria e pesquisa para obras impressas, roteiros de cinema e documentários.
Márcia Rachid
Sentença de vida
Cia Rachid é médica e médica em março de 1982 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1984 presta assistência a pessoas com HIV. Foi uma das fundadoras do Grupo Pela Vidda-RJ, em 1989. Com Mauro Schechter, escreveu o “Manual de HIV/Aids” (Editora Thieme Revinter).
Sílvio Barsetti
A Farra dos Guardanapos
O outro lado do poder
É jornalista desde 1988 e já cobriu esporte, cultura e política. Iniciou a carreira como repórter do "Jornal dos Sports", passou pelo "Jornal do Brasil" e "O Dia" e, por duas décadas, trabalhou na sucursal do Rio do "Estado de São Paulo". Participou também da pesquisa do livro "Vinicius de Moraes: o poeta da paixão", de José Castello (Cia. das Letras). Atualmente colabora com o Portal Terra.
Cezar Motta
Por trás das palavras
Cezar Motta nasceu em Niterói, em 1950. É formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou nas rádios Nacional e Jornal do Brasil, na TV Globo, na revista “Veja” e nos jornais “O Fluminense”, “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “Folha de S. Paulo”, “Correio Braziliense” e “Zero Hora”. Passou ainda pela Comunicação Social do Senado Federal. É autor de “Até a última página: uma história do Jornal do Brasil”.
Celio Alzer
Feitos um para o outro
Foi professor, do ano de 1985 - 2020, da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS Rio), que presidiu entre 1992 e 1994. Produziu e apresentou o programa "Falando de vinhos", na Rádio Jornal do Brasil, ao lado de Danio Braga, e "Adega", na Rádio SulAmérica Paradiso. Além de ser responsável por cartas de vinhos de vários restaurantes do Rio até seu falecimento, é autor dos livros "Tradição, conhecimento e prática dos vinhos" (José Olympio Editora) e "Falando de vinhos" (Editora Senac Rio), ambos em parceria com Danio, e "O passo a passo da degustação" (Editora Senac Rio). Também traduziu o livro "Teoria e prática da degustação de vinhos" (Editora Espaço e Tempo), do italiano Giancarlo Bossi.
Taiana Jung
Contos de vinho
Taiana Jung é mestre em pesquisa social, geógrafa e mediadora de conflitos. Já viajou para mais de 20 países e adora vinhos. É sócia da Logos Consultoria, que atende grandes empresas nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade e planejamento estratégico, e casada com Rui Marcos, com quem escreveu o livro “Contos de vinho”.
Rui Marcos
Contos de vinho
Rui Marcos é mestre em engenharia de transporte, administrador, geógrafo e fez curso na Associação Brasileira de Sommeliers (Rio de Janeiro). Adora viajar e conhece quase todo o Brasil. É sócio da Logos Consultoria, que atende grandes empresas nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade e planejamento estratégico, e casado com Taiana Jung, com quem escreveu o livro “Contos de vinho”.
Murilo Fiuza de Melo
Todas as mulheres dos Presidentes
Janja
Murilo Fiuza de Melo é jornalista desde 1991. Foi repórter do “Jornal do Brasil”, “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo”. Formou-se também em história. Desde 2006, trabalha em assessoria de imprensa. Em 2014, publicou com Ciça Guedes o livro “O caso dos nove chineses”, que revelou o primeiro escândalo internacional de violação dos direitos humanos da ditadura militar brasileira.
Ciça Guedes
Todas as mulheres dos Presidentes
Janja
Ciça Guedes é jornalista desde 1988. Trabalhou nos jornais “O Dia”, “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e na GloboNews. Atualmente, está em “O Globo”. É também graduada em economia. Em 2014, publicou com Murilo Fiuza de Melo o livro “O caso dos nove chineses", que revelou o primeiro escândalo internacional de violação dos direitos humanos da ditadura militar brasileira.
Leonardo Bruno
Uma vida de luta
É jornalista, escritor e roteirista. É autor de quatro livros: "Zeca Pagodinho - Deixa o samba me levar" (Editora Sonora), "O canto das Rainhas" (Editora Agir), "Cartas para Noel - Histórias da Vila Isabel" e "Explode, coração - Histórias do Salgueiro" (ambos da Verso Brasil Editora). Durante 18 anos foi repórter, editor e gerente de negócios do jornal "Extra".
Gabriela Dias
O menino que nunca sorriu
Gabriela Dias é médica, mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil pela Santa Casa, onde coordena o Programa de Avaliação e Atendimento ao Pré-Escolar do Setor de Psiquiatria Infantil. É casada com Fabio Barbirato.
Fábio Barbirato
O menino que nunca sorriu
Fabio Barbirato é médico psiquiatra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de responsável pelo setor de Psiquiatria Infantil da Santa Casa do Rio, coordena o Departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro e dá aulas na pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia da PUC-Rio. Foi um dos apresentadores do quadro “Eu amo quem sou”, sobre bullying, exibido no “Fantástico”, da Rede Globo.
Anderson Sanchez
O carcereiro do Cabral
Polícia Federal
Jornalista e policial penal. É especialista em gestão penitenciária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com MBA em gestão da segurança pública pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi diretor do Centro de Estudos e Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciária e do Museu Penitenciário do Rio de Janeiro. É também assessor de comunicação desde 2004. Já trabalhou para os sindicatos dos Servidores do Sistema Penal e do Sistema Socioeducativo. Atualmente, está na Associação dos Servidores da Fundação para a Infância e Adolescência.
Milla Benicio
Kkkrônicas
Milla Benicio é doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Teoria Literária (UFRJ), pós-graduada em Francês e Literaturas Francófonas (UFF) e bacharel em Comunicação Social (UFRJ). Dá aulas de marketing e coordena pesquisas relacionadas à cultura digital no IFRJ-CNIT, que vão desde o conceito de história em José Saramago até crônicas de Facebook. Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, é mãe de Benjamin, de 3 anos.
Clóvis Saint-Clair
Bolsonaro
É carioca e jornalista com passagens pelas redações das revistas "Veja" e "Época", e dos jornais "O Dia", "Extra" e "Jornal do Brasil", onde atualmente é editor de Cidade. Trabalhou ainda nas assessorias de comunicação de Fundação Telos, na Editora Record e na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Hoje, também atua como roteirista e é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. Faz parte da confraria literária Os Quinze, com a qual publicou a antologia de contos "Contágios".